Cidadania e Justiça
Campanha 'Quem Ama Abraça' é levada a escolas municipais
Violência contra a mulher
Lançada nesta quarta-feira (11), em Curitiba (PR), a campanha 'Quem ama abraça – Fazendo escola' irá integrar o programa Comunidade Escola, que mantém as escolas abertas para a comunidade nos finais de semana.
Com a adesão da Prefeitura de Curitiba, as escolas municipais Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, Cecília Westephalen, Professor Dario Vellozo, Anísio Teixeira, Vila Torres Matriz, Itacelina Bittencourt, Jardim Santos Andrade, Leonel de Moura Brizola e Maria Marli Piovesan receberão as ações e material de divulgação, como oficinas e kits com manual para educadores, sugestões de atividades, gibis para alunos e alunas e DVD com três clipes musicais.
A secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Aparecida Gonçalves, afirmou que 56% das mulheres que fazem denúncia pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) informam que os filhos presenciam a violência dentro de casa, e que 23% deles sofrem violência diretamente ou de forma indireta.
“Assim, quando decidimos falar para as crianças, por meio da educação, sabemos que estamos falando de um assunto que elas, infelizmente, já conhecem. Não podemos fingir que o problema não existe”, disse a secretária, na cerimônia de lançamento.
A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, afirmou que a campanha tem caráter educativo e preventivo e se firma em novos modelos e conceitos relativos à posição da mulher na sociedade. “Precisamos conscientizar não somente as mulheres, mas também crianças e jovens, por meio da educação, sobre a questão da violência doméstica. Na verdade, queremos falar para todas as pessoas, para que elas possam reproduzir uma cultura de paz, da não violência”.
O evento também contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, da juíza Luciane Bortoleto do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, do deputado estadual Péricles de Melo, da representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Sandra Lia Barwinski.
Quem ama abraça
'Quem ama abraça – Fazendo escola' é promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, em parceria com a SPM.
A campanha tem foco nas escolas e mobiliza crianças e adolescentes para o debate e superação das diferentes formas da violência contra as mulheres.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















