Cidadania e Justiça
Estande do Brasil Orgânico e Sustentável funciona em SP até esta terça (17)
Agricultura Familiar
A Fan Fest de São Paulo (SP) recebe, nesta terça-feira (17), uma série de produtos produzidos por pequenos agricultores do País. Eles fazem parte do programa Brasil Orgânico e Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e estão sendo comercializados em um estande situado em frente ao prédio dos Correios.
Os visitantes poderão experimentar cafés, sucos e doces fabricados por pequenos produtores de diferentes regiões do Brasil. “É uma oportunidade de mostrar o nosso produto para pessoas de tantas partes do País e do mundo”, afirmou Abidoran Barros, assessor de comercialização da CoopCerrado, cooperativa que reúne agricultores de Goiás (GO), Bahia (BA), Tocantins (TO) e Minas Gerais (MG).
Barros trouxe a São Paulo produtos que utilizam a castanha de baru, fruta típica do cerrado, para vender. São barras de cereais, biscoitos e a própria castanha, pronta para o consumo. “Eles estão no kit lanche que foi entregue aos participantes do programa Brasil Voluntário e eles gostaram muito”, disse ele, que representa uma cooperativa que mais de 3.600 famílias.
Ao seu lado estava o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam), Clemilson José Pereira. Na gôndola do representante mineiro o destaque era o café Familiar da Terra orgânico feminino. “Ele é cultivado só por mulheres, em todo o processo”, explicou. "O diferencial é que elas fazem com mais delicadeza e o segredo do café é o cuidado com os detalhes”.
“Os visitantes têm se mostrado curiosos pelo espaço, é bom para a divulgação”, disse Pereira. Sua cooperativa era apenas exportadora até quatro meses atrás – tinha clientes em oito países diferentes – quando decidiu investir na criação deste café à venda no Anhangabaú.
Para a baiana Marilda dos Santos, presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), a expectativa é ganhar novos mercados para seus derivados do umbu, fruto comum de sua região. “Temos mais de 45 receitas, mas só vendemos na Bahia e queremos ampliar. É bom sair do nosso estado e mostrar isso para o Brasil”.
Marilda pode pedir dicas para sua vizinha no estande, a paulista Analli Venâncio, representante da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar de Bebedouro, cidade no interior de São Paulo. O suco de laranja produzido pelos agricultores cooperados é servido na merenda escolar de mais de 30 cidades espalhadas pelo país. “Ele é 100% puro, sem conservantes, corantes ou açúcar”, disse.
Última chance
Esta terça é o último dia de funcionamento do estande do programa Brasil Orgânico e Sustentável em São Paulo. Ele está instalado próximo à Fan Fest, em frente ao prédio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, e funcionará das 10h às 15h. O programa passará pode dez cidades-sede da Copa do Mundo. Além de São Paulo, visitantes de Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Salvador podem provar os produtos. No Rio de Janeiro, o estande será aberto nesta terça-feira. Brasília (DF), Curitiba (PR), Natal (RN) e Recife (PE) também terão quiosques.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















