Cidadania e Justiça
Instituído Sistema Nacional de Informações de Registro Civil
Documentação
A presidenta Dilma Rousseff instituiu, nesta sexta-feira (27), o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil, por meio do Decreto nº 8.270 (parte 1, parte 2), publicado no Diário Oficial da União.
O novo sistema irá captar, processar, arquivar e disponibilizar dados relativos a registros de nascimento, casamento, óbito e natimorto, produzidos pelas serventias de registro civil das pessoas naturais.
Também está no campo de atuação do sistema a padronização dos procedimentos para envios de dados e a realização e promoção de estudos e pesquisas voltadas ao seu aprimoramento.
No Decreto, também foi instituído a criação de um comitê gestor que irá acompanhar as atividades realizadas no âmbito do sistema. O grupo será responsável por estabelecer os procedimentos referentes à implementação, operação e ao controle do aparelho.
De acordo com a publicação, a coordenação do comitê será alternada, em períodos anuais entre Ministério da Previdência Social e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Confira abaixo os integrantes do grupo de trabalho:
- Ministério da Previdência Social;
- Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
- Ministério da Justiça;
- Ministério da Defesa;
- Ministério das Relações Exteriores;
- Ministério da Fazenda;
- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;
- Ministério da Saúde;
- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;
- Instituto Nacional do Seguro Social - INSS; e
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















