Cidadania e Justiça
Mato Grosso do Sul terá 79 unidades da Sala da Cidadania
Assentamento
O Mato Grosso do Sul terá uma Sala da Cidadania em cada um dos seus 79 municípios. O anúncio foi feito nessa terça-feira (10) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto e pelo presidente do Incra, Carlos Guedes. Os dois inauguraram o terceiro deste portal de serviços no assentamento Itamarati, em Ponta Porã, no extremo sul do estado, divisa com o Paraguai.
Na ocasião, também foi assinado convênio entre o Incra e a Prefeitura de Anastácio, a 250 quilômetros de Ponta Porã, para a instalação de mais uma Sala da Cidadania. Será a quarta em todo o País, após as inaugurações de Uberlândia (MG), Sidrolândia (MS) e a do assentamento Itamarati.
Carlos Guedes lembrou que nas salas podem ser feitas quaisquer consultas sobre assuntos ligados ao Programa Nacional da Reforma Agrária, o que evita a viagem dos beneficiários à sede regional do Incra, em Campo Grande. “Certidões para efeito de aposentadoria, quitação de dívidas com a reforma agrária e outras consultas são facilmente conseguidas no município de origem do assentado. Essa é apenas uma das melhorias que estão chegando para a clientela do Incra e trabalhamos para avançar ainda mais”, disse o presidente da autarquia.
O prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, também ressaltou que quer “um braço do Incra” no município, para facilitar a vida de quem precisa dos serviços oferecidos pelo Instituto.
Convênios
Após lançarem oficialmente a colheita de feijão do assentamento – com produção estimada em 15 mil toneladas – Rossetto, Guedes e o superintendente do Incra no estado, Celso Cestari, assinaram convênios, num total de R$ 28 milhões, em benefício dos moradores da área de reforma agrária. Os recursos serão empregados na recuperação das estradas internas do assentamento e de equipamentos como secadores de grãos, além de armazéns que pertenciam à antiga Fazenda Itamarati.
O assentamento Itamarati, com 50 mil hectares, é um dos maiores do Brasil. Um total de 2,8 mil famílias vive no local, perfazendo quase 20 mil habitantes, população que supera a de 50 municípios do Mato Grosso do Sul. A colheita deste ano foi ressaltada durante a solenidade pelos produtores e autoridades presentes. São 15 mi toneladas de feijão, 20 mil toneladas de mandioca, 40 mil toneladas de milho, 75 mil toneladas de soja e uma produção diária de 20 mil litros de leite de vaca. “A produção deste assentamento justifica investimentos em agroindústrias”, afirmou o ministro.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















