Cidadania e Justiça
Ministério representa Brasil em reunião sobre corrupção
Economia Global
A segunda reunião de 2014 do grupo de trabalho anticorrupção do G20 teve início na segunda-feira (9), em Roma, Itália. Esse é o principal fórum de reunião do G20 e se reúne para apresentar respostas ao problema da corrupção como grande obstáculo ao efetivo crescimento da economia global. O Brasil está representado por pessoas do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça do MJ.
Na reunião, estão sendo discutidos os avanços atuais e o plano de trabalho para transparência de rendimentos ao portador de pessoas jurídicas, o relatório de prestação de contas, suborno transnacional e a Convenção da ONU sobre corrupção (UNCAC). O Brasil tem como missão pedir o comprometimento dos membros do GT com práticas de recuperação de ativos em procedimentos civis e administrativos.
“Temos conseguido estabelecer uma boa sinergia entre as ações do grupo e as metas com que o Brasil se comprometeu no âmbito do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI). Serão avanços no que se refere à transparência de beneficiários finais de pessoas jurídicas, o que vai conferir estabilidade e coerência a nossa trajetória em matéria de enfrentamento da corrupção e suas correlações com a lavagem de dinheiro”, destaca o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.
“Com nossa participação na reunião, pretendemos compartilhar e colher boas práticas desenvolvidas pelo Brasil e pelos países participantes e conciliar as recomendações expressas pelo G20 com as ações e metas propostas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, a Enccla”, complementa o diretor do DRCI, Ricardo Saadi.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















