Cidadania e Justiça
Aplicativo Proteja Brasil será exportado
Referência
O Aplicativo Proteja Brasil, criado para facilitar denúncias e informar sobre violência contra crianças e adolescentes, recebeu destaques de importantes sites de tecnologia da informação e se torna referência mundial no auxílio e combate a esse crime. O caráter inovador do aplicativo levou à abertura de negociações para exportar a tecnologia a países como a Costa Rica, o Irã, a Jamaica e a República Dominicana.
Do lançamento em 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças, até o dia 20 de junho, o Proteja Brasil registrou mais de 30 mil downloads. Além disso, foi utilizado para realizar mais de 3,8 mil ligações aos serviços da Rede de Proteção à Infância. Dessas, 2.959 denúncias foram realizadas ao Disque Direitos Humanos – Disque 100. As demais 857 ligações foram feitas para outras instituições, como delegacias especializadas e conselhos tutelares.
O Aplicativo é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca/BA) e foi desenvolvido de forma voluntária por uma empresa de jovens empreendedores digitais.
A ferramenta desenvolvida para smartphones Android e iOS para denunciar qualquer violência e abuso contra meninos e meninas, tem gratuitamente um sistema de georreferenciamento que indica as estruturas de proteção mais próximas, como os Juizados da Infância e Juventude, o Ministério Público, os conselhos tutelares e as Delegacias de Proteção da Criança e do Adolescente.
O desenvolvimento do aplicativo integra as ações da chamada Agenda de Convergência Proteja Brasil – iniciativa intersetorial e interinstitucional constituída entre o poder público, sistema de justiça, segurança pública, terceiro setor e sociedade civil para proteção integral dos direitos da criança e do adolescente nos grandes eventos.
Fonte:
Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















