Cidadania e Justiça
Jovens se reúnem em Seminário Juventude Negra pelo Direito à Vida
Bahia
Jovens da Bahia, se reuniram, em Conceição do Coité (BA), para o Seminário Interterritorial Juventude Negra pelo Direito à Vida. O objetivo do encontro, entre outras pautas, foi o de analisar a violência em suas diversas formas, que acontece com a juventude brasileira, em especial a juventude negra, no estado da Bahia.
Durante o Seminário foram apontados como graves os índices de morte entre os jovens negros, quando por exemplo, de 1980 para 2011 o índice de morte de jovens negros cresceu na ordem de 207,9% no Brasil e na Bahia 271,7%. Estiveram presentes lideranças juvenis, educadores populares, gestores públicos, movimentos sociais, entre outros de vários municípios, como Sisal, Porta do Sertão e bacia do Jacuípe, na Bahia.
O encontro serviu para levantar soluções para o enfretamento à violência contra a juventude negra, que do ponto de vista dos jovens reunidos tem se caracterizado por ser uma violência de classe, geracional e racial. Como forma de expressão, os jovens redigiram uma carta durante o seminário que será direcionada a gestores de juventude e órgãos competentes para fim de expor a opinião da juventude frente à violência.
Em um dos trechos da carta, os jovens destacaram a importância de parcerias para o enfrentamento à violência contra a juventude negra: “Reconhecemos que a articulação e parceria entre os movimentos sociais e o estado são fundamentais para fortalecer a cultura de paz e de direito, e fazer o enfrentamento a violência contra a juventude negra. Essa relação possibilita novas configurações entre movimento negro juvenil e Estado na implantação das políticas públicas de juventudes.”
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















