Cidadania e Justiça
Pessoas com deficiência participam de cursos profissionalizantes em PE
Qualificação
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) pretende implantar o programa de qualificação profissional de pessoas com deficiência. Nessa segunda-feira (21), Consultores da Secretaria iniciaram uma série de visitas em quatro cidades do Sertão do Araripe (PE). O objetivo é incentivar o acesso desse público a cursos oferecidos gratuitamente na região.
A agenda de trabalho dos consultores compreende visitas e reuniões de articulação às unidades do sistema de serviço nas cidades de Araripina, Ouricuri, Bodocó e Salgueiro, que são as mais populosas da Região de Desenvolvimento do Sertão do Araripe. Entre as principais atividades produtivas locais estão a caprinovinocultura, a produção de mandioca e a apicultura. A região também é responsável por 95% da produção de gesso do País.
De acordo com Roberto Paulo do Vale Tiné, consultor da SDH/PR na região, além de reuniões com institutos federais de formação profissional e tecnológica para fortalecer a priorização das vagas a pessoas com deficiência, também serão visitadas as secretarias de assistência social dos municípios e entidades representativas de pessoas com deficiência.
Cada município poderá ter pelo menos um ponto de matrícula de pessoas com deficiência para cursos profissionalizantes. “Após a adesão, cada município precisará desenvolver uma estratégia para informar as pessoas com deficiência de que elas têm direito a ocupar vagas em qualquer curso oferecido por institutos federais de formação tecnológica e pelo sistema de serviço”, ressalta Tiné.
Fonte:
Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















