Cidadania e Justiça
Workshop aborda cooperação jurídica com países vizinhos
Capacitação
O IV Workshop Grotius Cooperação Internacional nas Fronteiras realizado em Foz do Iguaçu (PR), incentiva a troca de experiências entre autoridades brasileiras que lidam com a cooperação jurídica internacional.
O encontro que começou nesta terça-feira (29), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI) , e conta com a parceria da Delegacia da Polícia Federal da cidade.
"É preciso discutir e tentar encontrar alternativas para agilizar a cooperação jurídica nas fronteiras, pois a proximidade física ente os países não reflete a agilidade processual. Hoje, um pedido de cooperação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste precisa passar pelas capitais do Brasil e do Paraguai”, explicou o diretor do DRCI, Ricardo Saadi.
Os cerca de 100 agentes públicos que participam do encontro terão a oportunidade, ao longo dos três dias de evento, de discutir e propor melhorias para cooperação jurídica nas regiões de fronteira, que apresenta características específicas, devido à proximidade física e ao grande fluxo de pessoas e mercadorias entre os países.
“O workshop é uma oportunidade ímpar de se adquirir mais conhecimentos para tornar mais célere e eficiente a cooperação jurídica com países vizinhos”, ressalta o secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria Geral da República, Vladimir Aras.
Estão presentes no workshop representantes do Ministério da Justiça, Ministério Público, Receita Federal, Magistrados, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















