Cidadania e Justiça
Brasília sedia Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos
Encontro
Foi aberto nesta quarta-feira (6), em Brasília, o 6º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos. O evento tem como objetivo contribuir para a ampliação e o fortalecimento desses espaços, que são destinados à implementação de ações relacionadas à promoção dos direitos humanos. O evento também é uma oportunidade para a troca de experiências e a definição de novas estratégias de atuação.
O 6º Encontro Nacional segue até sexta-feira (8) e reúne coordenadores e técnicos de todos os Centros de Referência do País. Durante os três dias do evento serão realizadas mesas de debate e apresentações das áreas temáticas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Presente na abertura do encontro, a ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti, afirmou que “os debates são importantes para que possamos evoluir, ampliar e integrar melhor essa rede. Dessa forma, conseguiremos dar passos significativos para oferecer um atendimento na ponta com atuação integrada”.
Ainda segundo a ministra, é preciso preparar os Centros para que possam ter condições de atender todas as áreas relacionadas aos direitos humanos e não apenas temas específicos, como população de rua, LGBT ou crianças e adolescentes. “Nós temos que caminhar para que esses locais sejam efetivamente Centros de Referência em Direitos Humanos, ou seja, para que todas as violações e qualquer forma de afrontamento aos direitos da pessoa humana possam ser acompanhadas nessas unidades”, frisou.
Atualmente, estão em funcionamento 31 Centros de Referência distribuídos em 18 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. As equipes prestam diversos serviços, como atendimento jurídico, social e psicológico; divulgação de informações sobre direitos e serviços; mediação de conflitos e capacitação em direitos humanos de lideranças locais, agentes públicos e estudantes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















