Cidadania e Justiça
Incra auxilia em resolução de conflito no Paraná
Diálogo
A Ouvidoria Agrária Nacional (OAN), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, coordenou nesta sexta-feira (8), em Cascavel (PR), reunião com o objetivo de mediar o conflito que ocorre nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu entre sem-terra e a empresa Araupel, .
A reunião, que marcou a abertura de um canal de diálogo a fim de tentar uma solução pacífica para a discórdia, contou com representantes de assuntos fundiários e de segurança pública do estado além dos prefeitos das cidades.
Após a manifestação de todos os envolvidos, foram apresentadas algumas propostas, entre elas a de permanência das famílias no local até que seja finalizada a análise da cadeia dominial da área, em um prazo de seis meses.
Como as partes não chegaram a um acordo, as negociações vão prosseguir. O assessor da Ouvidoria Agrária Nacional Marcelo Nicolau avaliou que mesmo sem ter alcançado um desfecho, essa primeira tentativa de entendimento foi produtiva “no sentido de amenizar o clima de tensão existente na área”.
Histórico
No último dia 17 de julho, famílias sem-terra ocuparam uma área da Fazenda Rio das Cobras, localizada entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, no Paraná. Elas reivindicam a desapropriação do imóvel, de cerca de 35 mil hectares, e sua destinação á reforma agrária. A Araupel é uma empresa que desenvolve atividades de reflorestamento e processamento de produtos madeireiros.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















