Cidadania e Justiça
Movimento Negro discute reorganização política
Projeto
Cerca de 150 membros do Movimento Negro Unificado (MNU) participaram na última semana, em Salvador (BA), do 17° Congresso Nacional da entidade. O objetivo da atividade foi promover o debate sobre a reorganização política de combate ao racismo.
De acordo com as lideranças do movimento, o objetivo é retomar as estratégias de luta, de enfrentamento ao racismo e a construção de um projeto político a partir do povo negro. “As novas formas como o racismo se manifesta torna necessária uma reorganização de estratégias que o enfrente em todos os espaços e nas configurações em que ele se manifesta na área urbana e na área rural”, afirmou a coordenadora estadual do MNU em Minas Gerais (MG), Angela Gomes, que é integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
De acordo com a coordenadora, nos últimos anos o programa de ação do MNU teve uma parte importante de suas propostas transformadas em políticas públicas, mas, “assumir o racismo e as consequências dele nos territórios de matriz africana revela o estado da guerra racial, simbólica e física, que se manifesta no Brasil há mais de 300 anos”.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















