Cidadania e Justiça
ONU comemora Dia Internacional da Juventude nesta terça (12)
Celebração
Em dezembro de 1999, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o dia 12 de Agosto como ‘Dia Internacional da Juventude’. A celebração, que ocorre nesta terça-feira (12), em todo o mundo, tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.
Em comemoração à data, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza vários debates e campanhas para encorajar os governos e o público em geral a conhecer e entender as necessidades dos jovens e implementar políticas com foco na juventude, com o objetivo de promover a inclusão e participação política dos jovens.
No Brasil, o grupo interagencial das Nações Unidas para Juventude promoverá, na sede das Nações Unidas, em Brasília (DF), um dia de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Juventude.
Das 9h às 12h30, jovens grafiteiros do Distrito Federal criarão um painel comemorativo sobre o tema nos muros do Complexo Sergio Vieira de Mello – com inauguração prevista para as 17h. Das 14h30 às 17h, haverá um debate com jovens – mediado pelo apresentador e sociólogo Big Richard – sobre temas em destaque na agenda da juventude brasileira, como preparação para uma campanha nacional de sensibilização sobre a Juventude Negra e a Paz, que será lançada em novembro deste ano pela ONU.
A Juventude no Brasil
No mundo, uma em cada cinco pessoas hoje tem entre 15 e 24 anos e quase 85% dessa população jovem vive em países em desenvolvimento. Segundo o Censo de 2010, os jovens brasileiros de 15 a 29 anos (intervalo que determina a condição de jovem no País, segundo o Estatuto da Juventude) representam cerca de 25% da população e formam um grupo bastante heterogêneo. Além da diversidade, a desigualdade é um elemento marcante deste grupo, fortemente influenciada pelo preconceito, pela discriminação racial e pelo racismo, de acordo com o site oficial da ONU.
A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.
Serviço
Celebração do Dia Internacional da Juventude
Data: 12 de Agosto
Local: Casa da ONU - Setor de Embaixadas Norte – Quadra 802, Conjunto C, Lote 17 – Brasília (DF)
Manhã: Elaboração de painel em grafite na Casa da ONU em Brasília
Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, jovens grafiteiros do Distrito Federal serão convidados para um trabalho conjunto de elaboração de painel comemorativo na sede da ONU em Brasília. Será elaborado um grafite colaborativo, sobre o tema “Juventude Negra e Paz”. A elaboração do grafite marca a celaboração do dia internacional da juventude, assim como promove a reflexão sobre o tema da violência, uma das preocupações centrais da juventude no país.
Tarde: ONU de portas abertas para a Juventude
Durante a tarde do dia 12, será promovido na sede da ONU em Brasília um debate com jovens sobre temas de destaque na agenda da juventude brasileira. Em especial, será debatido o tema “juventude negra e violência”, em preparação a uma campanha nacional de sensibilização sobre o tema que será lançada pelas Nações Unidas em Novembro de 2014.
Fontes:
Secretaria Nacional da Juventude
Organização das Nações Unidas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















