Cidadania e Justiça
SNJ discute políticas para juventude no Rio de Janeiro
Análise
Com o objetivo de discutir diferentes temas sobre Direitos dos Jovens, a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) lança a primeira oficina do "Plano em Diálogo", que pretende debater o as políticas nacionais de juventude. A iniciativa aconteceu na quinta-feira (21), em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).
Pela manhã, o tema foi "Do direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil". Jovens de 14 estados brasileiros discutiram o que é a participação social para além das instituições. "Participação também são outras formas. Como construir um Plano que estimule de fato uma cultura de participação para além das instituições?", pergunta para seu grupo de discussão Marina Ribeiro, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Na parte da tarde, representantes de 20 organizações ou entidades juvenis, em quatro grandes grupos, discutiram pontualmente o Estatuto da Juventude.
Para o secretário-executivo do Coijuve, Murilo Amatneeks, "as oficinas buscam incorporar as novas elaborações a já feita pelo Congresso, atualizando os conceitos e integrando as novas elaborações da juventude através do diálogo contínuo com as entidades da sociedade civil". As oficinas discutirão os onze eixos do Estatuto da Juventude, a participação social é o primeiro.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















