Cidadania e Justiça
Agricultores de Goiás comemoram novo assentamento
Reforma agrária
O governo federal oficializou, nesta sexta feira (24), a posse do imóvel rural Santo Antônio do Amparo - Carvalho para mais um Projeto de Assentamento (PA) no estado de Goiás.
A área de mais de oito mil hectares, que fica na cidade de Amaralina, a 306 quilômetros da capital Goiânia, vai assentar 249 famílias.
Foram as mulheres que, juntamente ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, abriram a porteira da fazenda.
"É uma satisfação abrir mais uma porteira, criar mais um assentamento, e promover mais desenvolvimento nesta região. É um momento histórico de conquista da Reforma Agrária e da agricultura familiar", afirmou o ministro.
Com esse PA, o governo federal entregou dois milhões de hectares e investiu R$ 2 bilhões em assentamentos, nos últimos quatro anos.
"Cada vez que abrimos uma porteira sentimos uma emoção muito grande, porque representa uma conquista enorme da reforma agrária e da agricultura familiar", destacou o presidente do Incra, Carlos Guedes.
O novo PA será o quinto do município e o vigésimo da região norte de Goiás, onde estão assentadas 1.238 famílias em mais de 100 mil hectares.
Para o coordenador regional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Valdir Misnerovickz, esse é mais um momento importante da trajetória da luta do MST do Brasil e de Goiás.
"Essa é a segunda porteira que abrimos em Goiás, este ano, e contemplará aproximadamente 500 famílias. Fecharemos 2014 com o maior número de famílias assentadas. Por ano, serão cerca de mil famílias", ressaltou.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















