Cidadania e Justiça
Assentados do Maranhão recebem investimento para produção agrícola
Agricultura familiar
Trabalhadores rurais maranhenses, assentados pelo Incra no projeto de assentamento Coceira/Nova Alegria, no município de Tuntum (MA) – distante cerca de 370 km da capital São Luís -, foram beneficiados com o acesso aos créditos do Programa de Assistência Rural, na modalidade “A”, para investimento nas suas atividades produtivas e agropecuárias.
Para que isso fosse possível, os assentados assinaram, recentemente, 109 contratos de Programa de Assistência Rural junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na agência do município de Presidente Dutra (MA), que vai operacionalizar os créditos. A solenidade que oficializou o ato foi realizada no auditório da Unidade Escolar Isabel Ramos da Silva, no assentamento Coceira/Nova Alegria, na sexta-feira (26).
Investimento
Cada assentado vai receber o valor R$ 21.500,00 para investimento na produção do seu lote, totalizando a contratação de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões em crédito do Programa que serão aplicados para a produção de alimentos no assentamento Coceira/Nova Alegria, que possui uma área de 15.421 hectares, onde residem 406 famílias de trabalhadores rurais.
Orielton Chaves de Sousa, 30 anos de idade, é assentado desde o ano de 2008. Pela primeira vez é beneficiado com uma linha do crédito do Programa de Assistência Rural e já sabe em que vai aplicá-lo. “Vou investir em campo agrícola, pecuária e no plantio de mandioca”, falou entusiasmado.
Acesso ao Crédito
Os primeiros passos para que os assentados tivessem acesso ao Programa de Assistência Rural foram desenvolvidos pela Unidade Avançada do Incra em Barra do Corda (MA), que promoveu a atualização cadastral dos assentados junto ao Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), a vistoria na área, legitimação e emissão das Declarações de Aptidão ao Programa (DAPs) - documento necessário para acesso ao crédito.
“Essa linha de crédito além dos benefícios que traz para as famílias dos trabalhadores rurais, também desenvolve muito rapidamente o assentamento. Daí o esforço da Unidade para que os assentados pudessem acessá-la”, afirmou o chefe da Unidade, Domingos Augusto Carvalho.
Já o gerente geral da agência do BNB em Presidente Dutra, Marco Antonio Vieira, destacou a importância do crédito para a agricultura familiar e falou sobre a parceria com o Incra em Barra do Corda. “Esperamos que estes 109 contratos sejam os primeiros de muitos outros que ainda serão assinados para liberação de créditos aos projetos de assentamentos da jurisdição do BNB–Presidente Dutra e desta Unidade do Incra”, afirmou
Também estiveram presente na solenidade o gerente do BNB, Nalber Alves Ferreira, o representante da Agroforte - Empresa de Consultoria de Assistência Técnica -, Adailton de Sousa Dias, o técnico responsável pela assistência técnica, Jerison Hayckel Macedo, técnicos da Unidade do Incra em Barra do Corda e trabalhadores rurais.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















