Cidadania e Justiça
Pesquisa apoia formulação de políticas de assistência social
Entidades
Para conhecer e mapear as entidades sócio-assistenciais privadas sem fins lucrativos, saber onde atuam e quais serviços de assistência social realizam, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (26) a Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos (PEAS) 2013.
O estudo, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) identificou 14.791 entidades atuantes no País.
Segundo a secretária nacional da Assistência Social do MDS, Denise Colin, a pesquisa irá auxiliar na implantação das políticas sociais em locais onde o Estado não consegue chegar.
“O governo sabe que não garante proteção social sozinho, que precisa do aporte dessas instituições e que precisa incentivar a implantação delas em outros locais”, afirmou.
Os dados mostram ainda que a maioria das entidades está localizada na região Sudeste (52%) e Sul (25%).
De acordo com Denise, esse número pode ser explicado pela oferta de recursos humanos e financeiros nestas localidades. “Mas as outras regiões estão recebendo um desenvolvimento grande e um aporte de serviços públicos.”
A coordenadora-geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social do MDS, Ana Paula Gonçalves, destacou que a PEAS permitirá a definição de novos indicadores de assistência social. “Isso é fundamental para reconduzirmos essa relação do Estado com as organizações privadas.”
Essa foi a primeira fase da PEAS, que examina o público-alvo das instituições, abrangência territorial e serviços prestados por elas.
A segunda etapa será divulgada no próximo ano, com maior detalhamento de informações sobre a atuação, a estrutura e o funcionamento das entidades.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















