Cidadania e Justiça
Comissão de Anistia entrega 18 relatórios às comissões da verdade locais
Direitos Humanos
Funcionários e conselheiros da Comissão de Anistia se reuniram na quinta-feira (11) para uma sessão de balanço das atividades de 2014 da entidade junto aos membros da sociedade civil que compõem o Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil (Casc).
Uma realização de destaque durante o ano foram os 18 relatórios entregues a comissões da verdade locais e setoriais, com informações extraídas do acervo da Comissão de Anistia.
“Houve um crescimento no debate público sobre os temas de que trata a Comissão, não só quantitativamente, mas qualitativamente, em que se agregou mais ao conteúdo dos debates”, comentou Paulo Abrão, presidente da Comissão da Anistia.
Já o projeto Clínicas do Testemunho, criado em 2012 para promover atendimento psicológico a perseguidos políticos e suas famílias, ganhou novos espaços de interlocução, fortaleceu as atividades de capacitação profissional e produziu materiais de referência temática.
Durante o encontro, a Comissão também apresentou resultados de projetos já consolidados, como as Caravanas da Anistia, sessões itinerantes de julgamentos de requerimentos de anistia, e divulgou futuras ações, como é o caso do Laboratório de Tecnologias de Pesquisa em Memória de Direitos Humanos, a ser inaugurado no primeiro semestre de 2015.
Ele vai dar suporte ao acervo digital da Comissão de Anistia e fomentar pesquisas dedicadas à anistia política e a outras áreas correlatas dos direitos humanos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















