Cidadania e Justiça
Congresso Panamericano conta com 26 delegações
Criança e Adolescente
A abertura da 89ª reunião ordinária do Conselho Diretivo do Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente (IIN) aconteceu durante o 21º Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente, nesta terça-feira (9), em Brasília.
A secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Angélica Goulart, falou da importância que o encontro representa e dos paradigmas da comemoração dos 25 anos da Convenção sobre Direitos da Criança, que está entre as temáticas do Congresso.
“Entendemos e desejamos que esse encontro seja muito rico e temperado pelas nossas possibilidades de articulação dos estados sobre temas estratégicos e relevantes para promovermos a proteção integral de nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária.
Na parte da manhã, em primeira sessão plenária, as 26 delegações dos estados-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) presentes aprovaram documentos e o calendário com datas para entregas de projetos que envolvam resoluções e integrações de comissões que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Entre as aprovações, a cidade da Guatemala foi escolhida para ser a próxima sede da 90ª reunião do conselho, em 2015.
Durante o encontro, a atual diretora-geral do IIN, Zaira Naivas, apresentou o relatório de gestão do instituto relativo à promoção e proteção, à área jurídica, à gestão de risco de desastres naturais, assistência técnica (cursos) e o trabalho de comunicação e informação produzido pelo IIN.
Foram compartilhados, ainda, o trabalho de interação internacional, nacional e regional entre os estados-membros. No final do dia o relatório foi aprovado pelo conselho.
Nova diretoria do Instituto
Em segundo momento da sessão plenária, houve a eleição das autoridades do Conselho Diretor para 2014-2016, incluindo a criação de uma Comissão de Controle e Ato Eleitoral.
Por unanimidade, foram aprovadas as candidaturas como nova presidenta e vice-presidenta do IIN, respectivamente, Zaira Navas, de El Salvador, e Elizabeth Lewis, do Caribe.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















