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Cidadania e Justiça

Comunicação da AGU conquista prêmio e lança WebTV em 2014

Balanço

Assessoria tem como metas permanentes divulgar e esclarecer papel constitucional da AGU junto à população
por Portal Brasil publicado: 22/01/2015 18h03 última modificação: 22/01/2015 18h03

Para aproximar a Advocacia-Geral da União (AGU) do cidadão e ampliar a visibilidade e a transparência, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) incrementou a atuação nas mídias sociais em 2014.

As ações deram resultado, e as notícias da AGU já são acompanhadas diariamente por mais de 235 mil pessoas no Facebook e Twitter.

Foram publicados, ainda, 15 vídeos no YouTube e mais de 3,5 mil fotos no Flickr.

"O investimento nas mídias sociais se revelou uma política acertada. A ampliação da equipe permitiu que investíssemos não só no site, que é a nossa principal ferramenta de comunicação, mas que também pudéssemos nos ajustar às tendências atuais de interagir diretamente com o cidadão por meio das redes sociais", availia Adão Paulo Oliveira, chefe da Assessoria de Comunicação.

Outro destaque de 2014 foi o Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça, concedido ao Programa AGU Brasil na categoria "rádio". Ao longo do ano, foram produzidas 248 edições, com a inserção de 392 reportagens e 323 entrevistas.

A Ascom também expandiu o número de ouvintes do AGU Brasil ao celebrar quatro novos acordos com emissoras do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No total, oito rádio parceiras retransmitem as notícias da Instituição.

Como a publicidade é um dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, a AGU também presta contas à sociedade por meio de outras ferramentas, como site e publicações especiais.

No relacionamento com a imprensa, a Assessoria reduziu o tempo de resposta às demandas dos jornalistas - 52% dos pedidos atendidos em até uma hora.

Além de editar o Panorama, a Ascom apoiou a elaboração do 1º Anuário Brasileiro da Advocacia Pública Federal, publicação que faz um raio-x completo do segmento. Em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Comunicação da AGU ainda colaborou para o lançamento da cartilha Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições e na organização de dois seminários sobre o tema para assessores de comunicação do Governo Federal.

A produção de dois vídeos especiais foi outra iniciativa que merece destaque. O primeiro abordou a avaliação de desempenho dos servidores da Advocacia-Geral.

O outro, sobre os principais resultados obtidos pela AGU nos últimos anos, contou com a participação dos dirigentes da Instituição.

Para o chefe da assessoria, "a comunicação cria uma ponte de relações entre a Instituição e o cidadão. Ao investir em transparência e visibilidade, temos a oportunidade de demonstrar para a sociedade civil, organizada ou não, as vitórias e os campos de atuação da AGU. Então, ao investir em comunicação, a AGU fortalece a sua imagem."

 

Visibilidade

A Assessoria de Comunicação tem como metas permanentes divulgar e esclarecer o papel constitucional da AGU junto à população, garantir a qualidade da produção de notícias de interesse da sociedade e reduzir o tempo de resposta às demandas da imprensa.

Ao longo do ano, a Ascom publicou mais de 1,5 mil matérias, atendeu a 846 demandas de jornalistas e produziu 96 boletins internos e externos.

Como resultado, a AGU teve 7,1 mil citações na imprensa, marca comemorada por Adão Paulo. "Manter os números de 2013 em 2014 já é, em si, uma vitória.

Na medida em que as instituições públicas estão cada vez mais profissionais no que se refere à comunicação, a disputa por espaço em um veículo de comunicação de massa é bastante acirrada", ressalta.

O setor também planeja novas ações para 2015. A consolidação da WebTV é uma das prioridades. Os primeiros passos já foram dados no ano passado, com a montagem do estúdio e a aquisição dos equipamentos necessários por meio de parceria com a Receita Federal.

"A ideia é construir um programa de entrevistas semanal. Posteriormente, ampliar a produção audiovisual para documentários e reportagens especiais, com a qualidade que sempre buscamos imprimir. O objetivo é atingir um grau de qualidade para firmar parcerias com emissoras públicas de televisão", planeja Adão Paulo.

Fonte:
Advocacia-Geral da União

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