Cidadania e Justiça
Departamento investe em infraestrutura para expandir uso de processos eletrônicos
Tecnologia de informação
Para garantir maior agilidade, segurança e controle das informações, o Departamento de Gestão Estratégica (DGE) da Advocacia-Geral da União (AGU) investiu na infraestrutura de tecnologia da informação.
O objetivo foi permitir a melhoria e a expansão do uso do Sistema de AGU de Inteligência Jurídica, o Sapiens.
A ideia é que toda a documentação da AGU, de atos administrativos a processos judiciais, seja tramitada pelo sistema de processo eletrônico.
Com esse intuito, o DGE inaugurou o novo Datacenter, com 500 terabytes de memória.
O investimento permitirá não só a implantação do Sapiens em mais 500 unidades em todo o País, mas também ampliou a capacidade de conexão em até cinco vezes, aperfeiçoando o desempenho de serviços de comunicação online, e-mails, servidores de arquivos e ferramentas antispam.
O DGE é o setor responsável por supervisionar, coordenar, orientar e promover as ações de gestão estratégica da AGU, visando o gerenciamento mais efetivo das informações e projetos estratégicos, necessários à melhoria do desempenho institucional.
Ainda em relação à tecnologia, o Departamento contabilizou a produção de 144 projetos estratégicos e setoriais cadastrados no sistema GPWEB e computados 261 usuários do sistema ativos, 10 reuniões da Comissão Técnica do Comitê de Tecnologia da Informação da AGU e analisados seis processos referentes ao grupo e 15 reuniões do Grupo de Trabalho de Revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
Na área de gestão administrativa, o DGE concedeu 186 promoções a advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional, analisou 2.389 processos administrativos, produziu 176 notas técnicas e expedidos 163 documentos.
Também autorizou 143 remoções de advogados da União, aferiu processos referentes ao estágio confirmatório de 27 advogados da União e 123 procuradores da Fazenda Nacional.
Para dar suporte ao novo modelo de gestão, focado no uso intensivo do processo eletrônico, o Departamento realizou concurso público para cargos de apoio técnico administrativo nas áreas de comunicação social, biblioteca, tecnologia da informação, administração, cálculos e perícias.
O DGE produziu estudos e análises para definir parâmetros para lotação de membros das carreiras jurídicas e servidores administrativos, bem como para instalação de novas unidades.
A análise de precatórios também recebeu atenção do DGE. O órgão publicou a Portaria nº 455/2014, que disciplina e aperfeiçoa, no âmbito da AGU, a análise de precatórios com pagamento previsto para o ano de 2015.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















