Cidadania e Justiça
INSS realiza mais de 60 ações em aldeias indígenas em Roraima
Seguro social
A equipe itinerante do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Boa Vista (RR) realizou mais de 60 ações em comunidades indígenas e áreas rurais de Roraima em 2014. As ações beneficiaram aproximadamente sete mil segurados da Previdência Social.
Ao todo, mais de 30 comunidades, dos 15 municípios do estado, receberam a visita do INSS. A equipe itinerante orienta a população com palestras, panfletagens, habilitação de benefícios e prestação de serviços previdenciários.
De acordo com o gerente-executivo do INSS, Antonio Edilton Quinto do Rosário, a Previdência Social tem a missão de levar os serviços e benefícios previdenciários a todos os trabalhadores e segurados brasileiros que residem nos mais remotos pontos do território nacional.
Durante as ações, o INSS realiza atendimento de habilitação de benefícios como pensão por morte, aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, benefícios assistenciais, inscrição no INSS, agendamento, entre outros serviços e benefícios previdenciários.
Em uma das ações, a indígena Ecilia Martins Augusto, 42 anos, acompanhada do marido e cinco filhos, saiu da comunidade Ingaricó Awendei e andou a noite inteira para buscar o atendimento previdenciário na Comunidade Manalai.
Quando a família chegou ao local, a equipe do INSS já estava na pista de pouso aguardando o retorno do avião. Vendo a dificuldade da família, de imediato os servidores atenderam a indígena, e concederam o salário-maternidade do seu filho mais novo.
De acordo com a Funai, em Roraima são mais de 62 mil indígenas vivendo em 32 áreas homologadas como terras indígenas. Dos quais, 25 mil são da etnia Yanomami.
A maioria das ações de atendimento realizadas pelo INSS nas comunidades indígenas é realizada em parceria com outras instituições como a Justiça Itinerante, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado de Roraima, entre outras.
As comunidades indígenas atendidas são Boca da Mata, Surucucú, Maturuca, Tigre, Pato, Flexal, Maracananzinho I, Maracananzinho II, Água Fria, Manóa, Maloca da Malacacheta, Vila União, São José, Vilhena, Vila São Francisco, sede do Uiramutã, Yanomami, comunidade do Araçá, Taboca, Sucuba, Raimundão, Maloca da Raposa, Contão, Paredão, Itã, Serra Dourada, Vila Moderna, Maloca da Roça, Maruai, Xiriri, Comunidade da Lagoa, Monte Cristal, Caranguejo e Perdiz.
Fonte:
Blog da Previdência
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















