Cidadania e Justiça
Projeto da Funai atende tribo Munduruku com atividades de aprendizagem
Educação indígena
Realizado por organizações indígenas em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Projeto Ibaorebu de Formação Integral desenvolve atividades de aprendizagem de agroecologia, educação e saúde nos povos indígenas Munduruku, que se localizam no Alto Rio Tapajós (PA).
No total, 210 cursistas divididos em turmas de Magistério Intercultural, Técnico em Enfermagem e Técnico em Agroecologia participam do projeto realizado com apoio de parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA (Campus Rural de Marabá) e com o DSEI Tapajós. A previsão é que a formação dos 210 cursistas seja concluída em 2015.
De acordo com a Funai, o Projeto Ibaorebu se define como uma iniciativa de educação diferenciada cujo principal eixo, "Cultura e Direitos Munduruku", reflete as preocupações do povo com a afirmação de sua identidade na relação com o mundo.
A XI Etapa Intensiva do projeto, que ocorreu entre 21 de novembro e 20 de dezembro, na Aldeia Sai-Cinza, no Alto Tapajós, contemplou registros audiovisuais, com o objetivo de divulgar a experiência do projeto, falar sobre a cultura Munduruku e, ainda, produzir um vídeo sobre o combate ao preconceito e à discriminação.
A discussão sobre a temática da discriminação e do preconceito originaram um vasto debate onde se destacaram situações de racismo institucional, presentes nas políticas de educação, saúde e também nas políticas ambientais e de desenvolvimento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















