Cidadania e Justiça
Coroatá (MA) ganha Centro Especializado de Reabilitação
Acessibilidade
O Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Coroatá (MA) iniciou suas atividades nesta segunda-feira (9).
A unidade vai atender diariamente pessoas com deficiência de todas as idades, com problemas de coordenação física e motora por meio de uma equipe multidisciplinar.
A iniciativa integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
O centro conta com seis fisioterapeutas, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma enfermeira e quatro técnicas em enfermagem. Ele é equipado com uma sala para atividades motoras, três salas de eletroterapia e consultórios de psicologia a fonoaudiologia, além de um outro espaço destinado à terapia em grupo, reeducação funcional para disfunção neuromotora (cinesioatividade) e terapia ocupacional.
A implantação dos CER é uma política do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Prefeitura de Coroatá.
De 2012 até fevereiro deste ano, já foram entregues 124 CER e aprovados outros 77 projetos de construção de novas unidades. No mesmo período, 103 ônibus para o transporte adaptado já foram entregues para dar suporte aos CERs no traslado de pacientes que não apresentam condições autônomas aos meios de transporte convencionais.
O CER de Coroatá (MA) está localizado na Rua do Sol, Centro, no antigo Centro Comunitário. Os CERs são vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e fazem parte da Rede de Cuidados à Saúde das Pessoas com Deficiência, composta pelas demais unidades de urgência, emergência, atenção básica e hospitalar.
Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência
No último dia 5 foi aprovado na Câmara dos Deputados a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que amplia diversos direitos dessa população em áreas como saúde, educação, mercado de trabalho, esporte e lazer.
“A aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que ocorreu após 15 anos de tramitação no Congresso Nacional, é uma vitória para promoção e defesa dos Direitos Humanos no Brasil", declarou a ministra da SDH Ideli Salvatti.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















