Cidadania e Justiça
Parceria possibilita inscrição de assentamentos no Cadastro Rural
Capacitação
Duas técnicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG) visitam essa semana a sede do Incra no Rio Grande do Sul. O objetivo é auxiliar a equipe local de Meio Ambiente nos processos de inscrição de assentamentos da reforma agrária no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o dia 05 de maio deste ano, a previsão é cadastrar todos os 191 projetos criados pelo instituto no estado.
Para o coordenador da área, Paulo Heerdt Jr, o treinamento possibilitará o nivelamento de informações constantes na regional com dados complementares que a UFLA disponibiliza, como a vegetação remanescente, hidrografia e área consolidada - que envolve casa, lavoura, criação.
Para as analistas de geoprocessamento da UFLA, Polyanne Aguiar e Elisa Lana, a presença no Incra/RS servirá para apresentar a metodologia de trabalho da universidade. “Mostramos como é feito o preenchimento de uma tabela com as informações necessárias para o cadastro”, explica Polyanne.
Heerdt Jr. menciona que o assentamento Panorama, implantado no município de São Luiz Gonzaga (RS), tornou-se o nono assentamento a ter inscrição no CAR e a atividade foi realizada aproveitando o treinamento ministrado pelas profissionais da universidade mineira.
Foram também cadastrados os assentamentos Fazenda Santa Marta e Caturrita, em Arambaré, Renascer II (Capivari do Sul), Apolônio de Carvalho (Eldorado do Sul), Construtores da Palma (Capão do Leão), Santa Rita de Cássia II (Nova Santa Rita) e Lagoa do Junco (Tapes) e 24 de Novembro, de Capão do Leão.
Parceria Incra e UFLA
O cadastro dos assentamentos de reforma agrária no CAR atende aos requisitos do Novo Código Florestal. Para auxiliar a inscrição dos assentamentos, a autarquia firmou parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), no valor de R$ 3,9 milhoes, para a inscrição de 55 milhões de hectares distribuídos em 7.500 assentamentos e 160 territórios quilombolas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















