Cidadania e Justiça
Projeto incentiva jovens a propor e monitorar políticas públicas
Movimento jovem
No bojo das comemoração pelo aniversário do Rio de Janeiro, a organização Agência de Redes para Juventude lançou o projeto "450 jovens, 450 Rios", com o objetivo de estimular a juventude da cidade a propor e acompanhar políticas públicas que a beneficie.
De acordo com a coordenadora de produção da Agência, Veruska Delfino, o projeto vai começar com 45 jovens que atuam em pontos de cultura espalhados pela cidade.
Fernando Coock, que mora na comunidade do Fumacê, na zona oeste da cidade e entrega o grupo musical Descolados, diz que espera poder contribuir para a expansão das atividades culturais produzidas por jovens das favelas.
O secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, participou do evento de lançamento do projeto e disse que o entusiasmo dos jovens com iniciativas como esta mostra como eles anseiam por novas formas de participação política.
Por conta dessa crise de representatividade, a própria secretaria vem pensando em oferecer novas ferramentas e deve utilizar a internet, por exemplo, no processo de construção da conferência nacional de juventude, que vai ser realizada este ano.
Os 45 jovens que vão participar do projeto vão receber uma formação sobre política e direitos oferecida pela própria agência e depois terão a missão de recrutar outros 45 e assim por diante até chegar ao número de 450 envolvidos. De acordo com Veruska Delfino, a expectativa é que a primeira leva deles tenha concluído o período de formação no mês de setembro.
Conferência
Na última quinta-feira (26), os conselheiros titulares do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) se reuniram no pavilhão da Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília, para definir pontos importantes da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília ainda em 2015.
Uma das deliberações foi a eleição de uma comissão organizadora da 3ª Conferência. O evento pretende ampliar a participação da juventude reconhecendo a diversidade de expressões do segmento, além de garantir um processo cada vez mais digitalizado e conectado com as novas tecnologias de comunicação.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















