Cidadania e Justiça
Brasil envia pedido de cooperação à França para investigação
Caso SwissLeaks
O Ministério da Justiça enviou à França pedido de cooperação jurídica internacional para obtenção de acesso aos dados brutos obtidos pelas autoridades francesas. O pedido foi feito após solicitação do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF).
O objetivo é verificar se 8.667 brasileiros declararam à Receita Federal e ao Banco Central os valores remetidos às contas numeradas no HSBC da Suíça em 2006 e 2007.
As informações vão embasar procedimento de cooperação internacional sobre o caso HSBC Private Bank (SwissLeaks) no MPF e o inquérito policial em trâmite na PF. As autoridades nacionais também solicitaram que investigadores e peritos brasileiros se desloquem à França para analisar o material no local.
Parceria
O secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, destaca a atuação coordenada e articulada do estado brasileiro no processo de apuração de eventuais crimes, bem como a importância do sistema de cooperação jurídica internacional.
O requerimento para obtenção das informações foi enviado pelo Departamento de Polícia Federal e pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Procuradoria Geral da República ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, que é a autoridade central responsável por encaminhar o pedido ao Ministério da Justiça da República Francesa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















