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Cidadania e Justiça

Disque 132 atendeu 7 mil pessoas no primeiro trimestre do ano

Drogas

Cocaína e seus derivados, como crack, continuam sendo principal motivo de procura do serviço, totalizando 2.957 atendimentos
por Portal Brasil publicado: 30/04/2015 20h15 última modificação: 30/04/2015 20h15
Divulgação/Governo de AL Ação faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, e já atendeu mais de 250 mil pessoas em 10 anos

Ação faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, e já atendeu mais de 250 mil pessoas em 10 anos

No primeiro trimestre de 2015, o serviço de orientações e informações sobre drogas, o Ligue 132, atendeu cerca de 7 mil pessoas em todo o Brasil. Assim como no ano passado, a cocaína e seus derivados, como o crack, continuam sendo o principal motivo de procura do serviço, totalizando 2.957 atendimentos.

A maconha foi a única substância que registrou um aumento no volume de ligações comparada ao mesmo período do ano passado.

A cocaína e derivados, como o crack, representaram 42% dos atendimentos feitos no Ligue 132 no ano. Desde 2014, a substância é a mais questionada no serviço, superando o álcool, que até 2013 representava a maioria das ligações.

De acordo com a coordenadora do Serviço, Maristela Ferigolo, para atender essa demanda, o Ligue 132 conta com um serviço especializado para casos de cocaína, além de outras drogas. 

“Nossos profissionais recebem treinamento continuado sendo capacitados para atender tanto usuários de qualquer substância, quanto familiares. O atendimento é personalizado sendo aplicada a intervenção breve motivacional estimulando-os a refletir e mudar seus comportamentos.”

A maconha foi a única substância que registrou aumento de 3% no volume de ligações em comparação ao mesmo período do ano passado. Para a supervisora Mariana Benchaya, a maioria dos usuários da substância que busca o serviço é poliusuário. “Nesses casos, os atendimentos focam na identificação dos problemas desses indivíduos em interromper o consumo de maconha associado a outras substâncias”.

Intuito preventivo do canal

O serviço de atendimento telefônico gratuito inaugurado em 2005 tem como objetivo prevenir o uso de drogas no País. O projeto faz parte do programa “Crack, é possível vencer”,  do governo federal e já atendeu mais de 250 mil pessoas em 10 anos. Funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e é anônimo.

Os usuários de drogas foram os que mais procuraram ajuda do serviço no período, foram registradas 2.833 ligações, cerca de 40% do total de atendimentos. Já os familiares que buscam ajuda e orientações em como conversar com um usuário totalizaram 1.851 atendimentos, cerca de 26%. O restante das ligações divide-se entre amigos (3%), pessoas que não quiseram ser identificadas (28%) e entre outros (3%).

Nesse período foram atendidas 4.316 (61%) pessoas do sexo masculino e 2.642 (39%) do feminino. Em relação a idade, 36% informaram ter mais de 35 anos, 19% entre 25 e 34 anos, 10% jovens entre 18 e 24 anos e 6% relataram ter menos 18. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados que mais tiveram ligações, com 884 e 708 respectivamente.

Sobre o Ligue 132

É uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Amtepa. O serviço atende de forma sigilosa e anônima 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Desde 2012 quando o serviço passou atender 24 horas, o Ligue 132 ajudou mais de 120 mil pessoas.

 

Fonte:

Ministério da Justiça

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