Cidadania e Justiça
Cardozo defende prevenção no combate às drogas
Combate às drogas
Em sintonia com o tema escolhido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SNPD) para a 17a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, realizada em todo o Brasil, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta terça-feira (23) a estratégia de prevenção como mecanismo de combate às drogas. Durante seminário no Palácio da Justiça, Cardozo pediu o engajamento da sociedade no que considera “uma verdadeira cruzada contra as drogas”.
“Nós temos a questão da sociedade, onde a conscientização, especialmente do jovem e do adolescente, é de grande importância”, explicou o ministro. “Da mesma forma que organizações criminosas têm instrumentos de cooptação para transformar jovens e adolescentes em usuários (...) nós, enquanto Estado, temos o dever de esclarecer, de informar, de conscientizar, de engajar segmentos da sociedade (...)”, completou.
Em depoimento exclusivo ao Portal Brasil, Vitore Maximiniano, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, comentou a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, promovida pelo Ministério da Justiça (MJ). “Estamos rodando o Brasil”, disse. “Nós teremos atividades em praticamente todas as capitais do País (...) O título da Semana é ‘Todos pela prevenção’: um esforço conjunto de todas as esferas de governo e da sociedade civil”, concluiu.
O auditório Tancredo Neves, no MJ, recebeu o seminário Políticas de Governo para Redução do Impacto Social das Drogas, com participação de representantes de diferentes ministérios.
Integraram a mesa de debates Lúcio Costa, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ítalo Modesto Dutra, da Secretaria de Educação Básica; Raquel Turci e Alexandre Trino, da Secretaria de Atenção à Saúde; Telma Maranhão, da Secretaria Nacional de Assistência Social; e Valmor Schiochet, da Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Momento histórico
Fátima Sudbrack, presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd), afirmou ao Portal Brasil ser esse “um momento histórico”. “A semana nacional de prevenção da visibilidade a todas as ações desenvolvidas pelo governo e às parcerias com a sociedade civil”, explicou. “O grande desafio é consolidar ações”, acrescentou Fátima.
De acordo com Francisco Neto, pesquisador da Fiocruz, os trabalhos realizados em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) têm sido proveitosos. “Vale ressaltar que está em andamento agora o terceiro levantamento nacional sobre o uso de álcool e outras drogas”, adiantou. “Houve também a pesquisa sobre a estimativa do número e do perfil dos usuários de crack”.
Fonte: Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















