Cidadania e Justiça
Conquistas do Brasil sobre Trabalho mobilizam discussões em Genebra
Conferência Internacional do Trabalho
Os resultados conquistados pelo Brasil nos últimos doze anos estiveram no centro das discussões bilaterais comandadas pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, nesta segunda (8), em Genebra, na Suíça. Entre as ações estão a manutenção do salário mínimo acima da inflação e a criação de programas de qualificação (Pronatec) e distribuição de renda (Bolsa Família). O ministro chefia, esta semana, a delegação brasileira que participa da 104º Conferência Internacional do Trabalho.
A agenda do ministro no evento inclui, ainda na quarta feira (10), a Reunião de Revisão da Cooperação Sul-Sul/Brasil-OIT e o almoço com ministros dos BRICS. Na quinta-feira (11), haverá a Cúpula sobre o Mundo do Trabalho e, na sexta feira (12), além da votação da Recomendação da OIT sobre informalidade, Manoel Dias prestigiará a cerimônia pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
Segundo Dias, mesmo com a crise imposta ao País pela agenda política, desde o ano passado, os resultados do Brasil saltam aos olhos da comunidade internacional, que deseja saber detalhes das ações que contribuíram para elevar em mais de 20 milhões o número de vagas ocupadas com carteira assinada desde 2003.
“O Brasil é a grande vedete deste evento. Estamos recebendo desde cedo convites de delegações interessadas em trocar experiências e conhecer o que vem sendo feito no Brasil nas mais diversas áreas”, comentou.
Logo cedo, o primeiro encontro de Dias foi com o ministro do Trabalho do Equador, Carlos Marx Carrasco. Em seguida com os representantes de Cuba e Paraguai. O ministro também participou de reunião promovida pela Federação Democrática Internacional de Mulheres, acompanhado da embaixadora do Brasil na Suíça, Regina Maria Dunlop. “Debatemos sobre as diferenças de salário e gênero e sobre o direito de compensação igual para o mesmo tipo de trabalho”, acrescentou Dias.
Nos encontros bilaterais, países como o Equador também demonstraram interesse na formação de conselhos sobre relações do trabalho, com composição tripartite, e sobre as políticas de promoção à saúde e segurança do trabalhador, como a recente campanha do setor, como apoio do governo, para promover o debate sobre o tema no País.
A 104º Conferência Internacional do Trabalho teve início em 1º de junho e continua até o dia 13 desse mês. O ministro Manoel Dias participará entre os dias 8 e 12 da programação e fará, na terça-feira (9), discurso na Plenária para todos os delegados dos países representados.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















