Cidadania e Justiça
Cadastro de assistência social será encerrado no fim do mês
Sistema Único de Assistência Social
As entidades que prestam serviços de assistência social no País têm até 31 de julho para preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). O cadastro, parte do Programa de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), reúne dados das organizações que prestam serviços no País, fornecidos pelos gestores municipais.
Criado em 2014, o Aprimora Rede está na última etapa, referente ao período entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2015. Com o encerramento da vigência do programa, o sistema fecha provisoriamente para análise dos cadastros.
Segundo a coordenadora geral substituta de Acompanhamento da Rede Socioassistencial Privada do Suas, Mirian Queiroz Lima, é importante preencher o cadastro. “O cadastro não é só um banco de dados. É uma ferramenta para que o gestor entenda como funciona e quais são os serviços prestados pelas entidades em seu município.”
Para preenchê-lo, a equipe técnica do município deve visitar as unidades privadas de prestação de serviços socioassistenciais e recolher as informações necessárias. O MDS oferece um incentivo financeiro para custear as despesas com as visitas e a inserção de informações no sistema. O valor de R$ 50 é repassado a cada cadastro preenchido, salvo e concluído no CNEAS.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















