Cidadania e Justiça
Mais de 10 mil famílias recebem sementes no RS
Agricultura familiar
Cerca de 12 mil famílias de agricultores familiares começaram a receber sementes para plantio no Rio Grande do Sul. Até o mês de novembro, serão distribuídas sementes em 207 municípios do estado para assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas.
Utilizada nas estratégias de fomento à produção da agricultura familiar, as sementes e mudas compõem o planejamento agrícola anual de diversos estados, para fortalecer o Plano Safra. O Plano de Distribuição é elaborado pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de cada estado.
“A estratégia tem como objetivo ampliar o número de famílias de agricultores que utilizam sementes e mudas de qualidade e apropriadas às condições de cultivo locais, estimulando sistemas de base agroecológica e proporcionando autonomia”, destaca o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Marcelo Piccin.
No Rio Grande do Sul, as sementes serão usadas para garantir a produção para consumo familiar, especialmente do feijão. A produção de milho, além de utilizado no consumo familiar, também vai para alimentação dos animais, inclusive na forma de silagem. Parte da produção tem se destinado ao mercado, melhorando a renda das famílias.
Como funciona
As demandas por sementes deverão ser encaminhadas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), unidade executora da modalidade, por alguns órgãos e entidades, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Delegacias, Funai, ICMBio, Incra e governo dos estados.
Esses órgãos devem preencher um Plano de Distribuição padrão, disponibilizado pela Conab e, após o atendimento à solicitação, devem apresentar a prestação de contas da distribuição.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















