Cidadania e Justiça
Incra vai incentivar implantação de quintais produtivos em AL
Canal do Sertão
Objetivo é levar água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios alagoanos
por Portal Brasil
publicado:
16/10/2015 00h00
última modificação:
19/10/2015 16h08
Levar água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios alagoanos. Esse é o objetivo a ser conquistado com a implantação de "quintais produtivos" – pequenos projetos de irrigação que permitem a produção intensiva por agricultores familiares – no estado.
A iniciativa é da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, que vai apresentar propostas de implantação dos quintais produtivos para áreas do entorno no Canal do Sertão.
O Incra/AL sugeriu que a discussão fosse feita em conjunto com o estudo das cadeias produtivas já montadas. O órgão fará uma qualificação das demandas, por meio de um sistema de informações geográficas (SIG) em assentamentos em um raio de até 15 km no entorno do canal, com o levantamento da assistência técnica, da produção das famílias, aptidão das áreas e tipo de solo. Dessa forma, a apresentação da demanda qualificada nas áreas de assentamento ocorrerá até o próximo dia 27.
De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra/AL, Alessandra Costa, a partir daí será construído o processo de negociação com o Governo do Estado. “A ideia é construir uma proposta com sistemas simplificados - que demandam menos recursos -, kits de irrigação, assistência técnica e fomento, para o aproveitamento da vazão de água do canal”, completou.
Quintais produtivos em AL
Os quintais produtivos de Alagoas partem da ideia de se montar kits de irrigação, com recursos da Secretaria Estadual de Agricultura estadual e apoio técnico da Emater, para o desenvolvimento das áreas no entorno do Canal do Sertão.
Busca-se, com o projeto, intensificar a produção de alimentos por assentados e agricultores familiares utilizando modernas técnicas de irrigação e com assistência de órgãos e profissionais qualificados.
Canal do Sertão
O investimento total na obra é de R$ 1,5 bilhão, realizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além do consumo humano, a água do Canal do Sertão Alagoano servirá também para a atividade agrícola de diversos municípios, a exemplo de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















