Cidadania e Justiça
Brasília recebe Etapa Nacional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista
Funai
A Etapa Nacional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista vai reunir 2 mil pessoas engajadas na elaboração de estratégias que assegurem os direitos dos povos indígenas. O evento ocorre, em Brasília, entre 14 e 17 de dezembro, sob o tema central A Relação do Estado brasileiro com os povos indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988.
Dos 2 mil participantes, 1,5 mil são indígenas. A Etapa Nacional tem por objetivo consolidar o trabalho realizado de maio a novembro. Foram 142 etapas locais e 26 regionais, com o apoio de 30 mil envolvidos, que resultaram em 5 mil propostas norteadoras do debate sobre a ação indigenista do Estado brasileiro, a manutenção das garantias conquistadas e a consolidação de política nacional.
João Pedro, presidente da Funai, classificou de "momento histórico" a realização da 1ª Conferência Indigenista. "Vivemos um grande momento do indigenismo. Em dezembro, estaremos todos juntos: representantes dos povos indígenas de todo o Brasil, a sociedade civil, as organizações não governamentais e o governo concluindo esse processo histórico, profundo, rico, que é a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista em nosso País", declarou.
"Teremos um momento de reflexão que passa pela avaliação do passado do indigenismo nacional e do que está sendo feito no presente, com o objetivo de apontarmos políticas públicas para o futuro", acrescentou.
De acordo com Marcos Sabaru, do povo Tingui Botó, de Alagoas, e membro da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), a participação dos indígenas foi massiva. "Acredito que na Etapa Nacional, as lideranças indígenas, servidores da Funai, o próprio governo, organizações indígenas e indigenistas consigam pautar o governo brasileiro para que ele dê uma atenção maior às realidades dos povos indígenas e, de fato, consiga implementar as políticas que queremos", indicou.
Participarão da Etapa Nacional representantes de povos e organizações indígenas, membros da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), integrantes da Comissão Organizadora Nacional, representantes governamentais e não governamentais, convidados e observadores. Do total de participantes, 67% serão indígenas.
Fonte: Funai
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















