Cidadania e Justiça
Cartórios já emitiram mais de 204 mil certidões de nascimento com CPF
Balanço
Os cartórios de registro civil já emitiram mais de 204 mil certidões de nascimento com número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Essa novidade tornou-se disponível desde dezembro do ano passado, por meio de convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen). Balanço dos resultados foi anunciado nesta quarta-feira (16).
Pelo novo mecanismo, os cartórios informam os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema on-line e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão. A emissão é gratuita. Além da gratuidade e comodidade, a emissão do CPF na certidão de nascimento evita fraudes e problemas causados por homônimos.
Até 11 de março de 2016, mais de 1,6 mil cartórios de registro civil de pessoas naturais em todo o País haviam aderido ao convênio, informou a Receita Federal.
Outra vantagem, segundo a Receita, é que o serviço de CPF nos cartórios, além de facilitar o acesso a esse documento, traz comodidade para o cidadão, que obtém, por meio de uma única solicitação, dois documentos civis básicos, imprescindíveis ao exercício da cidadania.
A previsão da Receita é de que, até o final de 2016, os cartórios se tornem os principais emissores de CPF, superando os Correios. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também emitem CPF.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e da Receita Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















