Cidadania e Justiça
Garantir desenvolvimento com inclusão é prioridade, diz ministra
Desenvolvimento Social
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou, nesta segunda (7), que o governo federal continua gerando oportunidades para as famílias mais pobres. “Não estamos parados. Estamos entregando casas, as nossas políticas sociais continuam”, disse a ministra em Jundiaí (SP), onde participou da entrega de 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
“Queremos continuar garantindo desenvolvimento com inclusão social e os recursos para a população de baixa renda no orçamento”, afirmou a ministra. Em Jundiaí, o investimento foi de R$ 37,7 milhões.
Na cerimônia, a ministra entregou as chaves para Mariana Moreira dos Santos. Mãe de dois filhos, trabalhadora, Mariana ainda arruma tempo para se capacitar por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Com essa casa, ela vai poder melhorar ainda mais. É isso que as pessoas querem. Querem oportunidade para melhorar de vida”, destacou Tereza Campello.
As famílias beneficiadas com as novas moradias do Minha Casa Minha Vida viviam em áreas de situação de risco. Líder comunitário no bairro Jardim São Camilo, Valdemar Firmino Ribeiro recebeu um apartamento no condomínio Gênova. Depois de morar por 29 anos na região e presenciar deslizamentos próximos à antiga casa, Ribeiro hoje é só alegria. “É uma enorme realização. As famílias aqui estão muito felizes.”
A ministra fez questão de vistoriar as unidades e ressaltou que as moradias darão mais dignidade às famílias viverem, serem felizes e criarem os filhos. “Têm parquinho, salão de festa e churrasqueira. O povo aqui vai poder fazer um churrasquinho no fim de semana”, comentou. “Isso não é favor. É um direito de vocês.”
Cinco Estados
Por meio de transmissão simultânea, o governo federal entregou 2.434 unidades nesta segunda-feira. Além de Jundiaí, as moradias beneficiam mais de 8,6 mil pessoas em Sobral (CE), Três Lagoas (MS), Paracatu (MG) e em Caxias do Sul (RS). A presidenta da República Dilma Rousseff participou da cerimônia no município gaúcho. “Todos agora começam uma nova etapa. Não vão mais pagar aluguel, morar de favor ou em área de risco.”
Dilma Rousseff destacou que o Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional da América Latina. “Temos feito um imenso esforço para que a participação do governo federal seja decisiva para que aqueles que mais precisam tenham direito à casa própria”, explicou. O programa já beneficiou mais de dez milhões de pessoas, com a entrega de 2,5 milhões de moradias em todo o País. Além disso, outras 1,6 milhão já foram contratadas. “Estamos fazendo ajustes para preservar o que achamos mais importante, como esse programa.”
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDS
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















