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Cidadania e Justiça

Informação é essencial na hora de escolher seguro de automóveis

Semana Nacional do Trânsito

Saiba como verificar empresas autorizadas e como denunciar irregularidades
por Portal Brasil publicado: 21/09/2017 11h51 última modificação: 01/12/2017 17h47

O consumidor deve, primeiramente, identificar necessidades, conhecer empresas e produtos para, munido dessas informações, escolher as melhores alternativas

Consumidor deve identificar necessidades, conhecer empresas e produtos para escolher as melhores alternativas (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Escolher o melhor seguro para o carro é uma tarefa que exige muita informação e atenção. Identificar as suas necessidades e conhecer empresas e produtos são os primeiros passos para escolher a melhor alternativa para cada caso. 

Órgão federal vinculado ao Ministério da Fazenda, o consumidor pode buscar auxílio na Superintendência de Seguros Privados (Susep), que tem a responsabilidade de fiscalizar operações de seguros e planos de capitalização. Confira alguns passos e cuidados importantes antes e depois de contratar uma empresa de seguros:

Contrate apenas serviços autorizados

Antes de escolher e fechar negócio com uma seguradora, é importante realizar uma pesquisa por nome e verificar se a companhia tem autorização para oferecer o tipo de serviço. Para a segurança do condutor, é imprescindível não contratar empresas sem registro.

Além disso, é bom consultar o cadastro do corretor. Cabe ao profissional fazer o meio de campo entre a empresa e o consumidor. Para isso, deve ter habilitação e registro nos órgãos de fiscalização.

Faça uma pesquisa de mercado

Sempre compare os mesmos serviços de diferentes operadoras. Veja se existe um período mínimo em que o plano não poderá ser usado e também o valor da franquia. No caso de seguro de bens, é indicada a pesquisa para saber o valor de mercado do bem segurado.

Conheça cada detalhe do contrato

Um cuidado necessário para evitar problemas no futuro é ler o contrato do seguro da primeira à última linha. Tenha atenção redobrada com as garantias e os respectivos riscos excluídos, ou o regulamento do plano de previdência. O segurado não deve ter pressa, mas sim saber de cada detalhe do produto. 

Cuidado com seu dinheiro e seus direitos!

Tome cuidado com o seu dinheiro. Não aceite fazer pagamentos adiantados em espécie ou cheque. Também é bom verificar se estão colocados de forma discriminada os valores iniciais do prêmio e dos capitais segurados por cada tipo de cobertura contratada. 

Após fechar o contrato, verifique se os seus direitos estão sendo cumpridos pelas empresas, como o recebimento da apólice (seguros individuais) ou do certificado individual (seguros coletivos ou planos de previdência) e, se for o caso, de extratos periódicos.

Defesa do consumidor

Quem se sentir desrespeitado ou quiser checar quais são seus direitos, a Susep é a autarquia federal que registra reclamações e denúncias. Os canais são o site da instituição e por telefone, nos números 0800-021-8484 ou (21) 3806-9801. Pelo site, são recebidas apenas reclamações sobre as companhias. Outros casos, como denúncias contra corretores, devem ser enviadas à sede da Susep ou a uma de suas unidades regionais.

Após o recebimento, a Susep envia a mensagem do consumidor para a ouvidoria da empresa em questão. Se não houver resposta em até 15 dias, é possível abrir um processo administrativo. Comprovadas as irregularidades, o órgão pode aplicar sanções administrativas na companhia. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Susep

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