Ciência e Tecnologia
Brasil promove curso sobre funcionalidades do middleware Ginga na TV Digital
Técnicos e acadêmicos da área de telecomunicações do Brasil, e de mais cinco países que adotaram o sistema nipo-brasileiro de TV Digital – Peru, Argentina, Equador, Bolívia e Chile –, participam nesta quarta (6) a sexta-feira (8), em Belo Horizonte, de um treinamento sobre o Ginga NCL, um subsistema do middleware aberto Ginga para exibição de documentos NCL.
O Ginga é constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras, que o tornam a especificação de middleware mais avançada e a melhor solução para os requisitos do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Além da interatividade, o Ginga permite que os aplicativos desenvolvidos pelas emissoras para interação com o público sejam recebidos por qualquer receptor, independentemente de fabricante e sistema operacional. Ele também pode ser utilizado em celulares e outros dispositivos.
O objetivo do treinamento é que os participantes possam atuar, em seus países, como multiplicadores do conhecimento adquirido no curso, facilitando a implementação das funcionalidades do sistema desenvolvido no Brasil.
O analista de infraestrutura do Ministério das Comunicações, Otávio Caixeta, que participará do curso, ressalta que a iniciativa é parte da cooperação que vem sendo oferecida pelo Brasil aos países que adotam o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). “O compromisso brasileiro é apoiar esses países em todas as etapas do processo de implementação da TV Digital em seus territórios”.
Fonte:
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















