Ciência e Tecnologia
CNPq premia bolsistas destaques do ano em iniciação científica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promoveu na terça-feira (19) a entrega do 8º Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica. O evento ocorreu durante a abertura da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF).
O prêmio, que conta com parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Foram contemplados os três primeiros colocados de cada grande área pela categoria Bolsista de Iniciação Científica e uma instituição na categoria Mérito Institucional.
Nessa edição, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi premiada na categoria Mérito Institucional como a instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela Capes. A UFCG possui atualmente sete campi que juntos oferecem 67 cursos de graduação, 17 cursos de mestrado e 10 de cursos de doutorado para 15 mil alunos.
Em relação ao ano passado, a 8ª edição do prêmio registrou aumento de 30% na participação das instituições de ensino e pesquisa e 11% no número de bolsistas. Ao todo, foram recebidos 157 trabalhos. A área com maior número de inscritos foi Ciências da Vida, com 43; seguida por Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias, 39; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, 35. Participaram 90 instituições, sendo 71 universidades e 19 institutos de pesquisa.
A lista completa com os vencedores está disponível para consulta no site do CNPq.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















