Ciência e Tecnologia
Kits tecnológicos são distribuídos para 33 instituições públicas de ensino
A partir desta sexta-feira (15), as universidades brasileiras passam a contar com um aliado para aumentar a visibilidade de suas produções acadêmicas. Trata-se do lançamento, em conjunto, dos repositórios institucionais das 33 instituições públicas de ensino e pesquisa contempladas com os kits tecnológicos distribuídos por meio da parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambos órgãos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O chamado “kit tecnológico” é composto de um servidor instalado com software livres que compõem o ambiente de desenvolvimento, tais como sistema operacional Linux, acompanhado de servidor Web Apache, PHP e banco de dados MySQL, além dos aplicativos específicos para a construção e gerenciamento dos repositórios, como o Dspace e Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.
A primeira distribuição dos kits para construção de repositórios ocorreu no final de 2009, acompanhado de um encontro presencial com representantes das instituições onde foram tratados diretrizes para a elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho para implantação dos repositórios.
Em julho de 2010, representantes dessas instituições tornaram a se reunir, em Brasília, para o I Workshop para Construção de Repositórios Institucionais com o objetivo de capacitar os profissionais de informação e técnicos envolvidos diretamente com os projetos de repositórios institucionais. O evento mobilizou os esforços de técnicos e especialistas do Ibict e da Universidade de Brasília (UnB) durante os treinamentos.
O lançamento simultâneo dos repositórios institucionais de ensino e pesquisa é também o primeiro passo para a formação da Rede Brasileira de Repositórios Institucionais Científicos de Acesso Aberto (Ricaa), que será apresentada na próxima segunda-feira (18) durante o 16º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), em um painel específico sobre o acesso livre no Brasil.
Essas iniciativas marcam a participação brasileira durante a Semana Mundial do Acesso Aberto (Open Access Week 2010), comemorada entre os dias 18 a 24 com o propósito de mobilizar as instituições em prol da promoção e consolidação dos repositórios e publicações científicas em todo o mundo sob o princípio do livre acesso à informação.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















