Ciência e Tecnologia
Museu de astronomia terá programação especial para o Dia das Crianças
Os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, poderão brincar, no domingo (10), com as formas geométricas e desvendar os mistérios de quebra-cabeças, de formas que se auto-replicam e do tradicional Tangram. Além disso, podem participar do desafio da oficina brincando de matemático e aguçar o raciocínio lógico com enigmas, segredos, Torres de Hanói e toda a estratégia do jogo da velha.
No sábado (9), entre as opções de divertimento, o cine ciência exibe o filme O Núcleo - Missão ao Centro da Terra, às 16h. No enredo o núcleo da Terra parou de girar e o campo eletromagnético do planeta começa a se deteriorar rapidamente. Membros do governo e das forças armadas dos Estados Unidos convocam o geofísico Josh Keyes e uma equipe de cientistas para uma viagem ao núcleo da Terra a fim de detonar uma bomba nuclear para reativar seu movimento. A classificação etária da atividade é de 14 anos.
Os interessados em conhecer o campus do Mast, participam da visita orientada. Guiados por um mediador, os visitantes conhecem o conjunto arquitetônico histórico, o sistema solar em escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do museu. Das 18h30 às 20h, o público pode visualizar galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas, em uma observação do céu.
Dia das Crianças
Na terça-feira (12), para comemorar o Dia das Crianças, o Mast preparou uma programação especial. Das 14h às 18h, crianças de todas as idades terão à disposição diversas atividades relacionadas à ciência e ainda, curtir uma sessão de cinema especial.
O público ainda pode preparar uma receita no mais popular dos laboratórios, descobrindo os elementos químicos das substâncias utilizadas. No cozinhando com a química, as pessoas preparam a sua própria massinha de modelar com ingredientes da nossa cozinha.
Também está programada a comemoração do aniversário de oito anos do terrário do Mast e com terra, pedra, água, plantas e uns bichinhos microscópicos dentro de uma garrafa, vedada e exposta à luz. Na ocasião, cada participante cria um mini-ecossistema para levar para casa.Todas atividades são gratuitas.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















