Ciência e Tecnologia
Principal prêmio de C&T do País vai dar medalha e R$ 150 mil a pesquisador
Considerada a mais importante honraria de Ciência e Tecnologia do País, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto vai conceder, neste ano, diploma, medalha e R$ 150 mil ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área de atuação.
O prêmio, que é realizado todos os anos em sistema de rodízio, vai contemplar, nesta edição, a área do conhecimento denominada Ciências da Vida. O concurso faz parte de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Fundação Conrado Wessel (FCW).
Na seleção, uma comissão de especialistas será designada para indicar os nomes dos candidatos e encaminhar a lista, contendo de quatro a seis nomes, ao Conselho Deliberativo do CNPq. Este conselho é quem vai escolher o pesquisador a ser premiado.
A premiação foi criada em 1981 e o último agraciado, pela edição de 2009, foi o físico Luiz Davidovich, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contemplado na grande área das Ciências Exatas e da Terra.
Almirante Álvaro Alberto
Idealizador e primeiro presidente do CNPq, então Conselho Nacional de Pesquisas, o Almirante Álvaro Alberto também foi o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica (CEA) das Nações Unidas e presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Durante mais de 30 anos dedicou-se ao magistério e a pesquisas, especialmente na área de explosivos e energia nuclear. Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis aqui.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















