Ciência e Tecnologia
Semana Nacional de Ciência terá exposição de feto 3D
Os modelos tridimensionais de fetos produzidos em equipamentos de prototipagem rápida são o destaque que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) leva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010, no Rio de Janeiro. As réplicas são geradas fielmente a partir de imagens médicas.
A Semana se realiza em mais de 300 cidades até domingo (24). Este ano, o tema central é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, além das diversas atividades de divulgação científica, serão promovidas discussões sobre a utilização dos recursos naturais brasileiros, de forma sustentável e associada à melhoria das condições socioeconômicas da população.
Réplicas
A possibilidade de materializar imagens de exames sofisticados, como de ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada, vem auxiliando o estudo de má-formação dos fetos e permitindo a mães e pais (em especial deficientes visuais) não só verem como também tocarem modelos de tamanho real dos seus bebês que ainda nem nasceram.
As réplicas precisas são desenvolvidas em pesquisa liderada pelo designer Jorge Lopes, tecnologista do Laboratório de Modelos Tridimensionais (LMT) do INT, fruto de seu trabalho de doutorado realizado no Brasil e na Inglaterra, envolvendo parceria com a Royal College of Art, de Londres, e com a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), do Rio de Janeiro.
A tecnologia desenvolvida no INT transforma as imagens médicas em modelos matemáticos, que, por último, são transformados em modelos 3D por meio da prototipagem rápida, também conhecida como impressão tridimensional.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















