Ciência e Tecnologia
Última fase da Olimpíada de História é neste fim de semana em Campinas (SP)
A última fase da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) será na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), neste sábado (23) e domingo (24), organizada pelo Museu Exploratório de Ciências. Cerca de duas mil pessoas são esperadas para o evento.
Iniciada em agosto com mais de 43 mil participantes, a Olimpíada é realizada em cinco fases online e uma presencial, a competição ocorre entre equipes, envolvendo professores e alunos na resolução das provas, estimulando a troca de experiência entre os participantes, a leitura e o estudo.
Diferente das fases anteriores, virtuais, a última etapa é presencial. Além de prova escrita, as 300 equipes finalistas participam de atividades lúdicas com música e dança. Todos os estados enviarão representantes. São Paulo tem o maior número de equipes classificadas para a etapa final, 81. O Ceará vem a seguir com 58 equipes. Minas Gerais e Rio de Janeiro aparecem na terceira e quarta posição.
Ao todo, serão distribuidas 75 medalhas sendo 15 ouros, 25 pratas e 35 bronzes. Os demais finalistas recebem menções de honra. As escolas premiadas com medalhas de ouro serão contempladas com livros e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.
Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o Museu patrocina custos de transporte, hospedagem e alimentação para 32 equipes. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecem na Unicamp para capacitação de uma semana.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















