Ciência e Tecnologia
Workshop apresenta estudos de novos produtos feitos a partir de resíduos agrícolas e urbanos
Nos dias 28 e 29 de outubro, pesquisadores de 11 unidades da Embrapa e representantes de 10 instituições, incluindo universidades internacionais, empresas privadas e órgãos de pesquisa participam do I Workshop da Rede Agrorecicla - Caracterização, aproveitamento e geração de novos produtos de resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos. O evento acontece na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP).
O objetivo do encontro é discutir resultados de dois anos de desenvolvimento do projeto que tenta encontrar novas fórmulas científicas e tecnológicas para preservar o meio ambiente. O estudo faz parte do Macroprograma 2, da Embrapa, que desenvolve pesquisas abordando temas como competitividade e sustentabilidade setorial.
A Rede Agrorecicla foi criada em 2008, com recursos de quase R$ 450 mil reais, visando à incorporação de novos métodos de reciclagem de resíduos e geração de novos usos de materiais e aplicações. A rede começou a pesquisa com caracterização detalhada dos resíduos, empregando métodos da física, química, ciência dos materiais, entre outros.
Resíduos de origem agrícola e agroindustrial, como dejetos de bovinos, frangos e suínos, palhas e bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de corte de florestas plantadas e de madeiras, entre outros, foram trabalhados para gerar métodos de compostagem combinando resíduos com diferentes composições, com objetivo de gerar materiais com níveis de fertilidade e aplicabilidade mínimos. O uso dos resíduos como combustíveis renováveis e geração de novos materiais são o foco dos projetos compõem a rede.
O projeto é dividido em cinco planos de ação e cada um deles é subdividido em várias atividades. Durante o workshop, os responsáveis por plano de ação ou atividades vão mostrar os resultados obtidos até o momento. No total, serão 24 apresentações orais e 28 painéis abordando pesquisas com resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos que representam desafios e oportunidades, principalmente para a região Centro-Sul do País, devido à concentração populacional e a geração de grande quantidade de resíduos.
A lista dos parceiros do projeto está disponível para consulta no site da Embrapa.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















