Ciência e Tecnologia
Tecnologia para incubação da Embrapa reduz gastos com água
A Embrapa Café, coordenadora do Programa de Pesquisa em Café, está disponibilizando sua primeira tecnologia para o programa de incubação de empresas de base tecnológica. Trata-se de um sistema para limpeza de águas residuárias, que apresentam elevada carga orgânica, com grande potencial de poluir o meio ambiente. O objetivo é remover resíduos sólidos na água proveniente do processamento de frutos, viabilizando sua reutilização.
A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Café, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), empresas fundadoras e participantes do Consórcio Pesquisa Café.
“Esse sistema é constituído de caixas de decantação interligadas e peneiras estáticas. Após a remoção dos resíduos sólidos, a água é novamente conduzida para a caixa de abastecimento para reutilização no processamento ou direcionada à fertirrigação da cultura”, explica o pesquisador da Embrapa Café Sammy Fernandes.
De acordo com Fernandes, os resíduos sólidos retirados poderão ser utilizados na produção de adubos orgânicos. “A tecnologia além de contribuir com a redução da poluição dos recursos hídricos e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente, reduz custos com o gasto de água”, conta.
Essa tecnologia, além de ser ambientalmente correta, possibilitando uma economia de até 90% no volume de água necessário ao processamento de frutos, é também simples, de fácil adoção e pode trazer uma diminuição significativa nos custos de produção. Além disso, possui baixo custo para instalação e manutenção. No caso do café promove também melhoria na qualidade do produto agregando 20% no valor recebido pelos cafeicultores.
A tecnologia pode ser utilizada por produtores de pequeno, médio e grande porte. Os contatos para negócios devem ser feitos pelo telefone (61) 3448-4566 ou por e-mail.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















