Ciência e Tecnologia
Pesquisadores e técnicos da África participam de capacitação na Embrapa
O II Curso Internacional de Manejo da Cultura do Arroz, que será realizado desta terça-feira (15) ao próximo dia 24, reúne pesquisadores e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Senegal, Guiné-Bissau e da Mauritânia (África). O curso será ministrado na sede da Embrapa Arroz e Feijão, situada a 30 km de Goiânia (GO), no município de Santo Antonio de Goiás.
O objetivo é atender projetos de cooperações bilaterais entre o Brasil e a África, viabilizando treinamentos de técnicos, transferência de conhecimentos e tecnologias relacionadas com o arroz de terras altas e arroz irrigado, além de proporcionar trocas de experiências entre países envolvidos na produção dessa cultura.
A parceria de cooperação internacional firmada pelos governos do Brasil e da África tem na Embrapa, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, a executora de ações de transferência de tecnologia.
O arroz é um produto de extrema importância na alimentação mundial sendo consumido principalmente in natura e também transformado em farinha, óleo, farelo, bolos, doces e outros subprodutos derivados do arroz.
No momento, o que os produtores da África necessitam é tornar a produção mais eficiente e também identificar novas formas de aproveitamento do cereal. Na programação do curso estão previstos temas relacionados ao produto “dentro da porteira” – implantação e manejo da cultura – e, “após a porteira” - pós colheita, cozinha experimental com produtos e subprodutos do arroz. Também estão previstos visitas ao Escritório de Negócios de Goiás (SNT) e à comunidade quilombola do Cedro, município de Mineiros (GO).
“Esta visita à comunidade quilombola tem dupla finalidade: o contato com a produção de arroz em condições de agricultura familiar e, considerando as origens dos participantes do curso, o intercâmbio cultural”, destacou Raimundo Rabelo, analista da Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão.
Embrapa Arroz e Feijão
A Embrapa Arroz e Feijão tem participado de acordos de cooperações internacionais e desenvolvido projetos de colaboração para a transferência de conhecimentos e
tecnologias para o desenvolvimento da rizicultura em diversos países da América Latina, da África e do Caribe.
Essa iniciativa está em consonância com a política do governo federal de apoio tecnológico a países em desenvolvimento e em situações que requerem forte investimento na segurança alimentar.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















