Ciência e Tecnologia
Museu de astronomia promove palestras sobre aprendizagem
Entre os dias 25 e 29 de abril, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove uma série de encontros com a pesquisadora dinamarquesa Marianne Mortensen, do Departamento de Educação em Ciências da Universidade de Copenhagen. A Coordenação de Educação em Ciências do Mast desenvolveu uma programação com quatro palestras sobre a aprendizagem e a produção de exibições em museus de ciência. Os eventos acontecem no auditório do museu.
As palestras vão discutir a transposição didática da ciência dentro de museus. Marianne falará sobre a interatividade imersiva, maneira pela qual os museus de ciência se utilizam para fazer com que os visitantes compartilhem, com o museu, simbolismos e seus respectivos significados na abordagem de tópicos de ciência, tornando a visita significativa.
“As exibições precisam levar os visitantes a identificar um número de elementos simbólicos e pactuar com seus idealizadores alguns significados, do contrário as interações com as exposições podem levar a muitos descaminhos”, conta Douglas Falcão, coordenador de Educação em Ciências (CED) do Mast. O planejamento de exposições também estará entre as discussões da pesquisadora.
Em 2009, a professora Marianne foi convidada pelo Mast para falar sobre o tema aos servidores da CED. Segundo Douglas, a passagem da pesquisadora pelo museu foi rápida e, por isso, a coordenação resolveu promover um novo encontro, agora aberto ao público. “A intenção é compartilhar experiências de forma presencial. Mesmo com as facilidades nas formas de comunicação de hoje, a interação presencial ainda é o principal canal de troca de ideias”, afirma Douglas.
A programação completa dos encontros está disponível no site do Mast.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















