Ciência e Tecnologia
CNPq entrega Prêmio Almirante Álvaro Alberto nesta terça-feira (3)
Nesta terça-feira (3), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Conrado Wessel entregam o Prêmio Almirante Álvaro Alberto. A honraria, concedida anualmente, reconhece pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.
O agraciado da edição de 2010 será o médico e neurocientista Iván Izquierdo, que receberá diploma, medalha e R$ 150 mil. A solenidade será realizada Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, e contará com a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
Iván Antonio Izquierdo é considerado um dos maiores pesquisadores do mundo na área de fisiologia da memória. Fez graduação e doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA) e seu pós-doutorado na Universidade da California em Los Angeles (Ucla). Mudou-se para o Brasil em 1973, incorporando-se posteriormente à Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp, onde fundou um grupo de pesquisas em neurociência. Desde 1978, reside em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e em 1981 obteve nacionalidade brasileira.
Membro de várias Academias e sociedades científicas do País e do exterior, Izquierdo fez grandes descobertas, como os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endógena e a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Izquierdo já recebeu mais de 50 prêmios e distinções. Autor de 17 livros e mais de 650 artigos científicos, estes últimos já parte imprescindível da bibliografia sobre a biologia memória.
Mais informações podem ser obtidas no site do prêmio.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















