Ciência e Tecnologia
Pesquisador brasileiro recebe homenagem no México por contribuir ao estudo da física
Durante a 25ª Reunião Anual da Divisão de Partículas e Campos da Sociedade Mexicana de Física (DPyC), o pesquisador João dos Anjos, do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF) do Ministério da Ciência e Tecnologia, irá receber a Medalha Acadêmica da Sociedade por sua colaboração e apoio a grupos mexicanos que atuam em física experimental de altas energias. O encontro será realizado, de 19 a 21 de maio, na cidade do México.
A medalha é concedida todos os anos a pesquisadores que tenham feito contribuições expressivas na área de Altas Energias, com especial impacto no desenvolvimento da Física de Altas Energias no México. Entre 1995 e 2006, graças ao apoio de programas de intercâmbio firmados entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq) e o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT), João dos Anjos recebeu em seu grupo de pesquisa no CBPF uma dezena de pós-docs e estudantes mexicanos e de outros países da América Latina que trabalharam em importantes projetos da área.
Entre os outros ganhadores da Medalha Acadêmica estão Leon Lederman (1999) e James Cronin (2000), prêmios Nobel de Física, Jacobo Konigsberg (2004), Jeffrey Appel (2007) e Paolo Giubellino (2010), coordenadores dos experimentos CDF/Fermilab, E791/Fermilab e Alice/CERN respectivamente.
João dos Anjos graduou-se em Física em 1968 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu o doutoramento em Física Teórica em 1977 na Universidade de Paris 7. Com o apoio de Jayme Tiomno e Leon Lederman fez parte do grupo brasileiro que em 1984 iniciou colaboração com o Fermilab em Física Experimental de Altas Energias. Durante estada no Fermilab em 1994 para participar do experimento E791 iniciou uma colaboração com pesquisadores mexicanos visando aumentar o impacto do grupo Latino-Americano no experimento.
Atualmente João dos Anjos se dedica ao estudo dos raios cósmicos de altíssima energia (Observatório Pierre Auger) e à Física de Neutrinos. É coordenador do Projeto Neutrinos Angra e do grupo brasileiro que participa na França do experimento Double Chooz, dedicado ao estudo de oscilações de neutrinos.
A homenagem a João dos Anjos será no dia 20 de maio, na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















